PROJETO URUCUM- URIHI A PREE (2019)
Projeto Urucum – Urihi a pree; 2019. Sementes de urucum armazenadas e sacos de papel. Imagem da artista.
Projeto Urucum – Urihi a pree (2019) surge do sucumbir da floresta Amazônica pelas queimadas.
No ano de 2019, houve um aumento de aproximadamente 30% do desmatamento da Amazônia Legal (Cf. http://www.obt.inpe.br/OBT/assuntos/programas/amazonia/prodes) a mais do que as taxas dos anos anteriores.
Diante desse cenário trágico, este projeto faz um convite ao movimento em coletivo para o plantio.
O projeto consiste da disseminação das sementes de Urucum (Bixa orelana L.).
Planta nativa da FLORESTA AMAZÔNICA de porte relativamente pequeno, que se adapta perfeitamente em quintais, calçadas, praças urbanas e áreas rurais. É muito produtiva, tendo uso comercial de suas sementes tanto para a indústria alimentícia quanto para usos artesanais e medicinais (fitoterápicos).
Seus galhos abrigam ninhos e ofertam uma sombra generosa. Suas flores alimentam diversas espécies de abelhas, vespas e mamangabas. E seus frutos são ofertados em abundância.
Disseminar as sementes de urucum, incentivar o plantio, o semear, são os intuitos deste projeto.
Com isso, em PROJETO URUCUM - Urihi a pree a proposta é plantar. Plantar o urucum.
Ações pelo plantio, neste momento, são justificadas pela necessidade de se pensar o que significa a floresta Amazônica. Tomo o urucum como seu símbolo, inclusive, pensando em seu povo.
Também é referência para mim, as falas do arqueólogo e professor Eduardo Góes Neves, o qual se baseia na hipótese da floresta Amazônica ser uma floresta plantada. Ou seja, uma floresta manejada, que teve suas árvores disseminadas conforme a localidade que a população que a plantou.
A disseminação do urucum nesta ação pretende pensar em possibilidades de novas florestas, quem sabe em florestas urbanas.
Assim, começa a floresta de urucuns.
Projeto Urucum – Urihi a pree; 2019. Sementes de Urucum e embalagem de papel. Imagem da artista
Ao modo da mail art, o Projeto Urucum – Urihi a pree (2019) circula por meio de pessoas que as disseminam. Minha ação cabe coletar, embalar e enviar as sementes, quem as recebe compete planta-las ou dissemina-las em parques e jardins.
Por ser uma planta de pequeno/médio porte, pode ser plantada em calçadas, canteiros de avenidas ou jardins. Seu tempo de germinação demora cerca de três semanas, não demorando tanto para crescer.
Para disseminar o urucum, criei um site em que é possível acessar as propostas deste projeto.