NEM TUDO QUE RELUZ É OURO (2020)
Nem tudo que reluz é ouro; 2020. Elementos naturais coletados e folheados a ouro. Intervenção. Imagens da artista
Nem tudo que reluz é ouro (2020) é uma apropriação dos elementos naturais coletados nos percursos do dia a dia. Sementes, conchas do mar, vagens... elementos coletados que fazem parte de uma atividade comum: observar o entorno.
Após a apropriação, esses elementos são folheados a ouro. E assim, são devolvidos no ambiente onde foram coletados. Sua escala se perde, se apaga, na relação com a matriz-mãe-árvore. Assim, reinserir o elemento que foi apropriado o qualifica de outra maneira.
Nem tudo que reluz é ouro; 2020. Elementos naturais coletados e folheados a ouro. Intervenção. Imagens da artista
O processo de folheamento a ouro remete ao significado do ouro como proteção e pureza. Além disso, o ouro simboliza a transformação, uma nova pele para a Terra. Assim, ressignificar o modo como temos nos relacionado com o meio ambiente e com nosso entorno, sensibilizar para outra maneira de considerar os elementos da natureza, mostra-se transformador.
Série fotográfica dos elementos de "Nem tudo que reluz é ouro" (2020).
Ensaio artístico publicado na Revista Tensões Mundiais, v. 16, n. 31 (2020).
É uma verdadeira infelicidade ser perseguido e tentado por toda sorte de espíritos. Hoje, de manhã cedo, ia eu para o jardim público com o firme e tranquilo propósito de prosseguir os meus sonhos poéticos, só que, antes que desse por isso, um outro fantasma, que por estes dias já me tinha seguido furtivamente, me apanhou. As muitas plantas que, outrora, eu estava habituado a ver apenas em cubas e potes e, mesmo a maior parte do ano, só através de estufas, estão aqui belas e frescas ao ar livre e, ao cumprirem sua função de modo perfeito, tornam-se para nós mais eloquentes. Perante tantas formações novas e variadas, veio-me a antiga mania de saber se entre esta multidão não podia descobrir a planta originária [Urpflanze]. Ora, uma planta assim tem que existir! Como poderia reconhecer que esta ou aquela formação é uma planta, se não tivessem sido todas formadas de acordo com um modelo? (Goethe, Palermo, 17 de abril de 1787).